top of page

Blog do

Leandro 

Política, Educação, Ciência e Cultura 

Farpas e bravatas: Camaquã precisa superar este modelo de gestão

Superar o modelo de gestão que tem administrado Camaquã nos últimos 20 anos é inevitável para o desenvolvimento do município.

Enquanto o prefeito e o ex-prefeito trocam farpas e acusações, o que nós camaquenses ganhamos com isso? Nada. O município está estagnado, assim como nos últimos 20 anos.

Mas não podemos ser injustos ao afirmar que nada foi feito. Reconhecemos alguns pontos positivos, ainda que muito aquém das necessidades e potencialidades do nosso município, por exemplo, a decisão do atual prefeito em abrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também manter a prefeitura aberta em dois turnos. Já o governo anterior manteve a gestão democrática nas escolas com diretores eleitos pelas comunidades escolares.


Entretanto, durante o período em que o município foi comandado por PP/MDB/PSDB não foram adotadas políticas de atração de investimentos, visando a vinda de novas empresas e fomentar o desenvolvimento das que já estão em funcionamento.


Com relação a infraestrutura, muito pouco foi feito, continuamos com ruas da cidade sem pavimentação e as estradas do interior, em sua maioria, em precárias condições. Faltam projetos para captar recursos do Estado e principalmente da União. O trânsito é caótico e ainda não foi implantado o estacionamento rotativo, além da falta de fiscalização, orientação e sinalização que faz com que o número de acidentes no perímetro urbano se mantenha elevado.


Não foram desenvolvidas ferramentas que permitam uma efetiva participação da comunidade nas decisões de gestão do município. Quais são as ruas que devem ser pavimentadas primeiro? Vamos usar asfalto ou bloqueto? Seriam alguns exemplos que a população deveria ser ouvida de fato.


Enquanto as picuinhas, dos antigos aliados, estiverem em primeiro plano servindo de justificativa para não atender as principais demandas da comunidade, Camaquã continuará estagnada.


É preciso romper com ciclo de governos e governantes preocupados mais com sua permanência ou simplesmente em voltarem ao poder, do que efetivamente comprometidos em buscar soluções para problemas que se arrastam gestão após gestão.


É preciso ousar e realizar mudanças estruturais na administração visando uma verdadeira transformação da realidade que atenda, sobretudo, o interior e os bairros da nossa cidade. Por isso defendo um modelo de gestão moderna, baseada no diálogo e participação das pessoas.


Comments


O conteúdo do Blog do Leandro pode ser reproduzido no todo ou em parte, além de ser liberado para distribuição desde que preservado seu conteúdo e a fonte.

bottom of page