Implantar ou não escolas de turno integral em Camaquã
- Leandro Barbosa
- 21 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2019
Em primeira análise sou favorável a implantação de escolas de turno integral, porém, destaco alguns pontos que devem ser observados

Tramita na Câmara de Vereadores de Camaquã o Requerimento com Apoio do Plenário 90/2019 que solicita que o Executivo estude a viabilidade de introduzir o tempo integral de funcionamento nas escolas de educação infantil no município, com término às 19h. Se aprovado pelos vereadores, a proposta segue como sugestão ao prefeito.
Segundo o autor, a medida deve beneficiar pais que trabalham durante o dia e não tem com quem deixar os filhos. “A readequação no horário de funcionamento das EMEIs para tempo integral ocasionará melhoras na educação e desenvolvimento das crianças, que aprende melhor, se socializa, pratica atividades lúdicas e esportivas, se alimenta adequadamente, se sente capaz e acolhido, além de favorecer os pais, que poderão deixar seus filhos na escola pela manhã e buscá-los no final da tarde, permitindo que os mesmos trabalharem, sem ter preocupações de deixar as crianças com pessoas estranhas”.
Nem sempre uma escola de turno integral será melhor que uma escola de meio turno.
Justificar a implantação de escolas em turno integral para que coincida com término do expediente do comércio não é uma justificativa por si só plausível, existem outros elementos importantes para o desenvolvimento da criança que devem ser observados. Nem sempre uma escola de turno integral será melhor que uma escola de meio turno. Escola com uma proposta pedagógica “ruim” continuará ruim, só que duplicará o tempo de permanência da criança e não propiciará uma melhora na aprendizagem.
Por outro lado, precisamos refletir sobre o pouco tempo que pais convivem com os filhos. Infelizmente, com salários defasados a necessidade dos pais trabalharem com uma carga horária cada vez maior para manter a subsistência da família é uma realidade.
Portanto, para que tenhamos uma sociedade justa e socialmente sadia é necessário trazer a discussão da implantação de escolas em turno integral, a luz da compreensão de que o trabalho é meio e não fim, ou seja, trabalhamos para viver e não vivemos para trabalhar.
Foto: Divulgação
Comments