Lançado o caderno Observatório da Educação no Rio Grande do Sul
- Leandro Barbosa
- 17 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
A publicação apresenta indicadores do setor evidenciando resultados alcançados, investimentos e modalidades de ensino

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia lançou, na manhã desta terça-feira (16), a publicação Observatório da Educação no Rio Grande do Sul. O evento, comandado pela presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon (PT), ocorreu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha. No início da atividade, o grupo de dança Ilhas de Encanto, do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, do município de Viamão, apresentou uma sequência de danças ligadas ao folclore e às tradições açorianas.
Observatório da Educação A publicação apresenta indicadores do setor evidenciando resultados alcançados, investimentos e modalidades de ensino. O material reúne dados de diferentes fontes, como as secretarias estaduais da Fazenda e de Educação, Planejamento e Gestão; MEC; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP); Ministério Público e Tribunal de Contas.
Conforme Sofia Cavedon, o objetivo do Observatório é apresentar uma radiografia da educação gaúcha, cruzando dados de maneira a melhor compreender o setor, que ela classificou como construtor do ser humano, receptor das nuances da sociedade e promotor do seu desenvolvimento social, econômico, político e cultural. A deputada afirmou que a partir desse diagnóstico o trabalho a ser desenvolvido pela comissão terá parâmetros mais socializados entre os deputados, formadores de opinião, produtores de conhecimento, comunidades escolares e imprensa. “Assim possibilitaremos reflexões, críticas e proposições a partir de dados comuns”, observou.
Entre os dados, tabelas e gráficos que constam no Observatório a deputada destacou aqueles que apontam os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino e a sua relação com a receita líquida de impostos; os reajustes salariais do magistério gaúcho; e a diferença entre o piso nacional e o estadual, chegando a cerca de 50%, em 2019. Ela também evidenciou a queda do número de professores e servidores em educação, e de matrículas nas séries iniciais da rede de ensino público estadual. Sofia ainda comentou os dados informativos a respeito da infraestrutura e serviços existentes nas escolas estaduais, como laboratórios de informática, acessibilidade e bibliotecas. Por último, a presidente da Comissão de Educação anunciou, para o próximo semestre, a realização de um seminário nacional de educação e colóquios culturais. Para março de 2020, a Comissão vai promover a exposição “Mostra de Boas Práticas Pedagógicas.
No endereço digital - http://bit.ly/ObservatorioEducacaoOnline2019 poderá ser acessada a íntegra do documento.
Deputados O deputado Fernando Marroni (PT) fez um balanço dos temas debatidos pela Comissão durante o semestre. Ele comentou os problemas enfrentados pelo setor nos últimos anos e os péssimos resultados dos indicadores de educação do RS. “A gente já sabia os problemas, mas quando vê estes números colocados no papel é um choque. O que a gente vê no Observatório da Educação gaúcha é o retrato da dor”, lamentou.
Já o deputado Sebastião Melo (MDB) afirmou que acredita que o país tem jeito, mas passa pela educação. Ele avaliou que no Brasil a Educação não é prioridade. Melo propôs a unificação dos currículos estaduais, federal e municipal. Conforme ele, além de investimento, o setor precisa de gestão. O deputado do MDB falou ainda da evasão escolar e criticou a indústria de cursos falsos no país.
O vice-presidente da Comissão, deputado Issur Koch (PT), falou sobre as tarefas dos parlamentares em relação à Educação no estado. Para ele, o deputado não é um arquiteto que planeja o futuro das instituições de ensino, e sim um bombeiro que trata de questões básicas para o funcionamento das escolas. Conforme ele, o grande desafio da Comissão é trazer a sociedade gaúcha para debater a educação. Além disso ele sugeriu a discussão de temas como inclusão e saúde mental.
Manifestações Além dos parlamentares, também se manifestaram o 2º vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), conselheiro Cezar Miola; o representante da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, professor Jorge Barcelos; o professor de EJA, Gabriel Bandeira; a vice-reitora da Universidade Estadual do RS, Sandra Lemos; o 2º vice-presidente do CPERS/Sindicato, Edson Garcia, e a representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Gládis Helena Jorgens.
Presenças Participaram do lançamento do Observatório da Educação Pública a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão, e o deputado Issur Koch (PP), vice-presidente. E os deputados Any Ortiz (PPS), Fernando Marroni (PT), Sebastião Melo (MDB), Sergio Peres (PRB), Vilmar Lourenço (PSL) e Eric Lins (DEM).
Fonte: Vicente Romano - Agência de Notícias - AL RS / Foto: Celso Bender
Комментарии