Privatização da CEEE: um apagão na zona rural
- Leandro Barbosa
- 16 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Agricultores e moradores da zona rural serão os mais prejudicados com a privatização da companhia

As reclamações sobre a qualidade da prestação de serviços pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é assunto recorrente em rodas de conversa entre amigos, redes sociais e nos veículos de comunicação, sendo comum que o assunto encerra com o jargão "tem que privatizar".
Reclamar é legitimo, pois quem paga por um serviço tem o direito de que ele seja prestado com qualidade. No entanto, vender uma empresa pública ao setor privado não significa que o serviço será melhor. Está cheio de empresas privadas que prestam um péssimo serviço aos clientes.
De acordo com dados do Procon, os 10 setores com o maior índice de reclamação em ordem decrescente são: telefonia celular, telefonia fixa, cartão de crédito, TV por assinatura, banco comercial, aparelho celular, energia elétrica, financeira, móveis, internet (serviços).
A solução não é a privatização, mas sim gestão.
As empresas de telefonia, campeãs em reclamações, são todas pertencentes ao setor privado é um exemplo que a solução não é a privatização, mas sim de gestão.
Na minha casa, que fica apenas 10 km da sede do município, não tem cobertura de nenhuma das empresas, como Vivo, OI, Claro, Tim por exemplo. E isso, acontece com milhares de pessoas que residem na zona rural do município Camaquã e região.
Toda empresa privada tem como finalidade o lucro para seus donos. Assim os investimentos neste setor tendem ser colocados prioritariamente nos aglomerados urbanos pela densidade de clientes ser maior, gerando mais lucro.
No entanto, a prestação de serviços de fornecimento de energia, de água, de telefonia, de internet entre outros, deve ser abordado sob o viés do desenvolvimento social, sendo de responsabilidade dos governos desenvolverem políticas públicas para atender essa demanda.
Precisamos de ações urgentes do governo do estado do RS para melhorar a gestão da Companhia e investir em recursos materiais e servidores e assim atender de maneira satisfatória os clientes.
Portanto, é necessário alertar para os riscos que a privatização da CEEE pode aprofundar os problemas enfrentados por moradores e agricultores que dependem da energia elétrica em suas propriedades.
ความคิดเห็น