A história, o trabalho e a vida
- Leandro Barbosa
- 27 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Como a história nos ensina, tome cuidado com quem usa o trabalho como premissa ou desculpa pra escravizar e matar outros seres humanos
André Lopes - Doutor em história

No dia de hoje, 27/03/20, assistimos uma das piores cenas do Brasil atual. Uma imagem vergonhosa do que a nossa sociedade se tornou. Em um momento de grave crise epidemiológica como a projeção de milhares de pessoas contaminadas e a possibilidade de colapso dos sistemas de saúde levando a uma hecatombe de mortos, grupos ligados a setores empresariais fazem manifestações pela reabertura do comércio e fim das medidas de restrição de circulação de pessoas.
Tudo em nome da "economia" e do "trabalho" justamente em um momento em que a saúde das pessoas é que deveria prevalecer e as vidas deveriam ser preservadas a todo custo.
Toda a vez que ouço grupos econômicos se apropriando da palavra "trabalho" e a colocando acima dos interesses pela vida das pessoas, eu lembro da imagem abaixo e do que esta escrito no portão de entrada do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.
A frase "Arbeit macht frei" significa "o trabalho liberta" e nesse campo de extermínio morreram 1,5 milhão de pessoas. Como a história nos ensina, tome cuidado com quem usa o trabalho como premissa ou desculpa pra escravizar e matar outros seres humanos. Foto: Wikipédia
Comments