top of page

Blog do

Leandro 

Política, Educação, Ciência e Cultura 

Frio provoca fissura nos trilhos da Trensurb em Porto Alegre

Efeito da dilatação térmica ocasionou o rompimento do trilho

Nesta quinta-feira (27) os passageiros da Trensurb enfrentaram atrasos nas viagens.


Os trens da Trensurb operaram em via única no início da manhã em ambos os sentidos entre as estações São Pedro e Aeroporto, em Porto Alegre. O motivo seria uma fissura nos trilhos próximos da Estação Farrapos em virtude do frio na Capital gaúcha. O reparo já foi realizado.


A influência do frio neste episódio

A dilatação térmica é um fenômeno do qual o corpo sofre variações nas suas dimensões quando varia a temperatura. Ocorre com todos os materiais, sendo que uns são mais sensíveis a essa variação. Dilatam-se com o aumento da temperatura e contraem-se quando diminui, ocasionando implicações na vida cotidiana, como por exemplo, portões que ficam mais difíceis de abrir (emperrados), cabos de energia se rompem, pisos cerâmicos que podem soltar ou rachar, entre outros.


No caso do trilho do trem, com a diminuição de temperatura durante a madrugada ocorreu redução no seu comprimento, e por estar fixo ao chão por parafusos não permitiu que se movimentasse em toda a sua extensão, o que provavelmente ocasionou o rompimento.


A dilatação térmica é proporcional ao aumento de temperatura, mas é diferente para cada material, pois cada um tem um coeficiente de dilatação característico.


Fonte: Professor Leandro / Foto: Trensurb

Comments


O conteúdo do Blog do Leandro pode ser reproduzido no todo ou em parte, além de ser liberado para distribuição desde que preservado seu conteúdo e a fonte.

bottom of page