top of page

Blog do

Leandro 

Política, Educação, Ciência e Cultura 

O que nos distingue dos canalhas

A legitimidade de cobrar é nossa!

Foto: Ricardo Stuckert

A fala do ex-presidente Lula durante entrevista à Carta Capital repercutiu fortemente nas redes sociais e na imprensa tradicional na última quarta-feira (20).


Em tom de conversa, como fez questão de destacar o jornalista Mino Carta no início da entrevista, Lula abordou o cenário político brasileiro em meio à pandemia do coronavírus por aproximadamente uma hora e vinte minutos.


Ao fazer referência sobre a importância do estado para solucionar as crises como a do coronavírus, Lula diz "Quando vejo essas pessoas acharem bonito que 'tem que vender tudo o que é público', que o 'público não presta nada', ainda bem que a natureza contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado é que pode resolver isso".

Trecho da fala em destaque pode ser assistido a partir do 7'.

Determinados grupos não perderam tempo em pinçar parte da frase que diz “ainda bem que a natureza contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus”. Logicamente que todos que assistiram a íntegra da entrevista compreenderam qual era o sentido.


Mas devemos levar em consideração que nem todos tiveram a oportunidade de acompanhar toda a entrevista e que vivemos um momento que a fake news e a desinformação são usadas como ferramentas contra a democracia. Era necessário que o ex-presidente viesse a público e se manifestasse sobre o episódio.


Ainda durante a tarde de quarta-feira, Lula se pronunciou sobre a polêmica e pediu desculpas sobre a sua fala a qual a classificou como “fala infeliz”. “Usei uma frase totalmente infeliz. A palavra desculpa foi feita prá gente usar com muita humildade. Se algum dos 210 milhões de brasileiros ficou ofendido, peço desculpas. Sei o sofrimento que causa a pandemia, a dor de ter os parentes enterrados sem poder acompanhar”.

Entrevista concedida a Rádio Brasil Atual. A partir do 32'

Ao fazer isto Lula demonstra toda a grandeza de um líder consagrado no mundo. Que sabe muito bem das responsabilidades que tem perante o povo brasileiro. E essa atitude me representa!


Cabe a nós que temos a legitimidade, apreço pela verdade, respeito à democracia, empatia pelo outro fazer as cobranças daqueles que nos representam. Isso é o que nos distingue dos canalhas! Sem problemas, se a construção da frase não ficou boa e a mensagem pode chegar distorcida, ela pode e deve ser revisada.


Não podemos ser arrastados para o terreno enlameado. Isso é o que querem. Nesse terreno vale tudo. E nesse lugar a frase mal construída tem o mesmo peso da ação racista, homofóbica, misógina, genocida. Nesse lugar, não tem argumento, tem ódio.


Lula fez bem, vir a público e explicar o contexto da sua fala. Ao fazer isto, falou diretamente com o povo.


Comments


O conteúdo do Blog do Leandro pode ser reproduzido no todo ou em parte, além de ser liberado para distribuição desde que preservado seu conteúdo e a fonte.

bottom of page