top of page

Blog do

Leandro 

Política, Educação, Ciência e Cultura 

Sucessão na Câmara, por Élio Copes

Escolha da Mesa Diretora da Câmara ocorre nesta segunda feira

Elio Copes, professor de história. Ex- presidente do PDT

Foto: Luis Fernando Rodrigues

Pela primeira vez na história recente de Camaquã o partido pelo qual está filiado o prefeito não terá representante na Câmara de Vereadores. Os últimos três presidentes foram eleitos com o amém do prefeito que possuía três vereadores do PSDB.


No primeiro ano Paulinho Freitas dos Santos (Paulinho Bicicletas) só foi eleito com apoio decisivo do prefeito Ivo de Lima Ferreira.


Três meses após sua posse no Legislativo, Paulinho rompeu com o prefeito e se alia aos políticos do PP, PMDB adversários ferrenhos do prefeito e acata duas denúncias de improbidade administrativa que obriga o prefeito a abrir espaço para o PMDB no governo para não ser cassado. No segundo ano o vereador Claiton do PDT, partido de oposição, foi eleito por unanimidade dos vereadores, trazendo harmonia entre os Poderes.


Para o ano de 2019, com apoio decisivo do prefeito foi eleito Fabiano Medeiros, que por esta atitude sofreu processo de expulsão do PDT.


Agora, dois nomes devem disputar a presidência da Câmara de Vereadores o novato Marcelinho e o veterano Marco Longaray.


Marcelinho foi eleito pelo PSB, mas desde as eleições trabalhou contra o candidato do seu partido. Apoiou o prefeito eleito sendo seu líder de governo na Câmara nos primeiros meses de mandato. Rompeu com o prefeito sendo seu principal algoz, assumindo a relatório do processo que propunha a cassação do prefeito.


Por outro lado, Marco Longaray sempre se caracterizou como um político de oposição, mas com equilíbrio e responsabilidade. Político experiente, profundo conhecedor da legislação e que domina como nenhum outro o processo legislativo, se apresenta como candidato a comandar a Câmara e conta com apoio do PDT.


Com certeza Marco Longaray na presidência da Câmara em 2020 dará a estabilidade e o equilíbrio entre os Poderes. O prefeito Ivo, apesar de não ter vereadores do seu partido, ainda exerce forte influência nas decisões da Câmara com os vereadores que compõe sua base no governo.


Hoje será a definição.


Marco Longaray é o nome apoiado pela Esquerda.

Comentários


O conteúdo do Blog do Leandro pode ser reproduzido no todo ou em parte, além de ser liberado para distribuição desde que preservado seu conteúdo e a fonte.

bottom of page