Sítio Água Grande um paraíso a ser visitado e preservado
- Leandro Barbosa
- 14 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Com 30 metros de queda d’água serpenteando entre pedras, a Cascata Barbosa Lessa é o principal atrativo do local

Em Santa Auta, 5º Distrito do Município Camaquã, encontramos o Sítio Água Grande, propriedade que pertenceu ao escritor Barbosa Lessa. A reserva ecológica se estende por 15 hectares dentro da Serra do Herval.

Com 30 metros de queda d’água serpenteando entre pedras, a Cascata Barbosa Lessa é o principal atrativo do local. Mas também é uma ótima oportunidade para conhecer a biblioteca do escritor que guarda livros e objetos pessoais; caminhar por trilhas que permitem observar a cascata de vários pontos; conhecer como funcionava o carijó* para produção artesanal de erva-mate entre outros objetos típicos do gaúcho. Em períodos de pouca chuva, o nível das águas diminui, permitindo ao visitante chegar até a cascata. No entanto, todo o cuidado é importante, pois a profundidade do local muda rapidamente após chuvas.

O local é aberto a visitação. De acordo com informações no site da prefeitura de Camaquã, não é necessário agendamento para visitação, apenas no caso de excursão ou acampamento. Agendamento para visitação pode ser realizado através do telefone (51) 99805-9487 com Luciano. O valor da entrada: R$ 5,00 (crianças até 7 anos não pagam) e para estudantes são 3,00.
Para chegar até o local são 30 km de estrada de chão, trechos bastante estreitos, pedras e buracos na pista tornam a vigem mais demorada. Mas sem dúvida, vale o esforço para contemplar este lugar maravilhoso. Com uma fauna e flora ainda bastante preservada, o sítio é uma ótima escolha para quem curte ficar pertinho da natureza.

Apesar de toda essa exuberância, constata-se alguns problemas que devem ter uma atenção maior do poder público, dos órgãos ambientais, da comunidade e dos administradores do sítio. Durante a visita foram encontradas às margens da correnteza pedaços de bandejas de isopor utilizadas na produção de tabaco, frascos de herbicidas, garrafas pet entre outros resíduos.
Para os visitantes, é valido salientar que cada um tem o dever de minimizar os impactos ambientais durante a visitação, que pode ser feita com atitudes.
*Carijo ou Carijada é o nome que se da ao modo tradicional da produção de erva mate.
Comments